terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Quebra de paradigmas

Implantar "agilidade" não é simplesmente uma questão de criar equipes, ou mesmo seguir friamente receitas. Agilidade é por si só uma transformação de forma, de foco, de estratégia e de objetivos. Agilidade implica mudanças de paradigmas, implica em compromisso, aderência, visão e mesmo de estado de ser. Implantar agilidade sem foco nas Equipes é brincar de agilidade.
Agilidade requer Equipes, que no geral estejam o mais próximo possível de Equipes de elevado desempenho, não bastando apenas uma 'cabeça pensante', um 'chefe sabe tudo', um 'despreparado líder', e o resto da equipe como meros executores. Agilidade sugere Equipes multidisciplinares, multifuncionais, integradas, motivadas, preparadas, treinadas, competentes, compromissadas, coesas, ou em geral poderemos apenas estar brincando de agilidade, ao invés de estarmos entregando valor, soluções escalonáveis, melhorias contínuas, desenvolvimento incremental, iterativo, e desta forma poderemos estar brincando de tentativa e erro, pode ser até que cheguemos lá, mas terá muito mais a ver com tentativas sucessivas do que com melhorias contínuas. 
Criar e manter Equipes de alto desempenho passa também pela forma como a empresa se posiciona, como a gerência interage, como todos estejam compromissados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário