terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Cliente ou o corpo de funcionários?

Quem é mais importante, o cliente ou o corpo de funcionários? A entrega ou as Equipes envolvidas? Como terceirizado, o cliente ou o empregador? Ao longo do tempo tenho lido muitas diferentes argumentações sobre cada uma destas questões, e sinceramente entendo a maioria dela sofrendo de contaminação do que chamo de falta de foco. Para mim a resposta a estes assuntos é semelhante. A cumplicidade, a parceria, o compromisso, a busca, a motivação, os desafios, e o profissionalismo hão de ser envolventes, compromissados e sinceros. Cliente ou funcionários? Os dois, e de forma recorrente, empuxo e pressão, um não se impõe sobre o outro, e sim um motiva e impulsiona o outro, um sendo puxado e movimentado pelo outro, e o outro pelo um. Uma corporação, através de seu corpo executivo e de seus profissionais-funcionários, trabalha, produz, investe tempo e recursos, planeja, organiza, coordena, controla e checa, a menos que estejamos falando de um consultor avulso, e sempre o faz, como parceria envolvente de várias pessoas, e o que é mais importante, para outras pessoas. Trabalha com e através do seu corpo de funcionários, para um corpo de clientes. Ambos são importantes, não atinjo os clientes se não pelos funcionários, e de nada serviria um corpo de funcionários se não fosse para chegar e atender aos clientes. A tensão superficial no encontro destas superfícies muitas vezes não se faz de forma suave, mas isto não impõe valor maior a um ou a outro, se não um pelo outro, um com o outro... Assim também para Equipe ou Entrega, cliente ou empregador? Uma espécie de sinestesia de sentidos, emoções e motivações os envolve e os movimenta, de novo um pelo outro. Em comunhão, são sinérgicos, um dando energia e valor ao outro.

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