sábado, 31 de março de 2018

Conflito - Publicação inicial

Conflitos não podem necessariamente ser confundidos com algo negativo, ruim, prejudicial. Conflitos no campo das ideias, das estratégias, das propostas, quando bem gerenciados, ocorrendo entre profissionais de elevada competência técnica, e coletiva, entre pessoas de elevado comprometimento, motivação e estrutura psíquica, dentro do respeito humano e social, sem perder de vistas os prazos, os custos e o conceito de qualidade total e erro zero, na busca de soluções criativas, aderentes, que agreguem valores ao cliente e ao nosso contratante, sempre são e serão bem vindas. Equipe onde todos dizem "amem", onde ninguém quer se expor, onde todos se calam, onde ninguém tem ousadia e coragem de abordar por novos "olhos", por novos caminhos, por novas possibilidades, perde muitas oportunidades de no mínimo aprimorar cada solução, alem de deixar escapar ótimas oportunidades de perceber falhas, rachaduras, ou mesmo de somar para o cliente. Eu costumava repetir para minhas Equipes, é no atrito das ideias que florescem sempre e cada vez mais novas, melhores, e muitas vezes mais simples e criativas soluções. Gerenciar conflitos é necessário, e diferente de outros, até de mestres por onde tive o prazer de passar, não entendo ser o caminho do meio, o melhor, e sim o da franca argumentação...

Eu acrescentaria, trazendo uma visão um pouco biológica, que é na variedade genética, na multiplexidade de características e combinações genéticas que uma espécie melhor garante sua perenidade, sua adaptabilidade a novas situações, sua maleabilidade de sobrevivência as intempéries da existência, assim, no mundo profissional, é na multiplexidade de opiniões, na variedade de ideias, desde que sustentadas por criteriosa competência, experiência e profissionalismo, que damos flexibilidade aos grupos, damos força as equipes, damos resiliência ao time, damos sinergia ao conjunto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário