sábado, 9 de dezembro de 2017

Agilidade sim, mas com qualidade e aderência

Segmentação, divisão e jornadas de trabalho (ciclos) contínua de tempos curtos. Implementações “evolucionárias”, soluções adaptativas, sistemas auto corretivos, aprimoramento contínuo, e outras características de frameworks ágeis são importantes, mas são apenas forma, ninguém pode desprezar a competência individual, e mais ainda a competência de grupo, o profissionalismo, a motivação, o conhecimento técnico e mais ainda do negócio, o conhecimento operacional e funcional, os valores diretos e indiretos de cada negócio, de cada cliente, o compromisso, a auto gestão, a criatividade, a doação aquele algo a mais de entrega e parceria sincera, e a busca desde a origem de uma qualidade aderente as necessidades e anseios dos usuários e clientes. Formar Equipes de auto desempenho é muito mais do que juntar pessoas, até muitas vezes de elevado conhecimento técnico; e frameworks, no seu extremo, acabam sendo apenas frameworks. A busca da qualidade, do atendimento às necessidades do usuário e do negócio, é parte vital, e no fundo todos nós sabemos que algo que nasce errado, torto, mal modelado, acarreta muito esforço e um custo elevado para corrigir, se é que seja possível sua correção. Entrega é parte importante, mas o atendimento real as necessidades é que é o alvo principal. TI é vital, mas uma TI integrada ao compromisso de atender e não de apenas entregar o que entenda melhor. São os usuários, internos ou externos, que farão uso das entregas de produtos e serviços de TI, são os cliente que anseiam agilidade e segurança, são os “boarders” que esperam retorno em imagem e em valores, desta forma não basta apenas uma solução ou proposta tecnicamente correta, mas também, uma entrega com grau de aderência e transformabilidade factível de uso, intuitiva, dinâmica, pois são os usuários e clientes quem geram valores mensuráveis e imensuráveis ao negócio, entregamos soluções para eles, por causa deles, e sempre COM ELES. Qualidade, como sempre lembro, não é uma questão de opinião, é um processo contínuo, e os Stakeholders esperam no fundo, soluções e serviços que no fundo superem suas expectativas, e é este o alvo, não em complexidade, não em tamanho mensurável, mas que excedam, que superem, suas expectativas no alcance final, onde nossas entregas possam trazer ao seu negócio, as suas necessidades, ao dinamismo que a realidade do dia a dia impõe, e a segurança, aquela satisfação e confiabilidade.

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