sábado, 25 de novembro de 2017

Auditoria de qualidade



Auditoria de qualidade. 
É uma avaliação planejada, metodologicamente estruturada, programada e documentada, executada por pessoal independente da área auditada, podendo ser executada por profissionais internos a corporação ou por empresas de auditoria externa, buscando verificar a aderência de qualidade, lastreado em evidências objetivas, buscando identificar não conformidades ou ausência de padrões.
Uma auditoria de qualidade deve ter como objetivo, não limitados apenas a estes:
• Avaliar a conformidade dos procedimentos da qualidade com as normas estabelecidas por clientes ou pela própria empresa;
• Avaliar a aderência dos métodos empregados com os procedimentos estabelecidos;
• Avaliar o processo de tomada de decisão da empresa, com relação à qualidade;
• Avaliar a conformidade das características da qualidade dos produtos/serviços com as especificações;
• Detectar problemas potenciais da qualidade de produtos/serviços;
• Verificar e melhorar a eficácia do sistema de qualidade;
• Permitir à administração uma visão mais profunda da empresa, gerando uma consciência para a
qualidade.
A auditoria de qualidade pode ser de ADEQUAÇÃO (Verificar a implantação efetiva dos requisitos da qualidade) ou de CONFORMIDADE (verificar o cumprimento aos requisitos especificados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário