Creio que nunca é demais lembrar que é sempre bom lembrar que Equipes de alto desempenho não nascem prontas, por isso gestores e gerentes são partes integrantes deste processo.
Equipes de Elevado potencial e desempenho possuem naturalmente características que devem ser mais do que semeadas, devem ser provocadas, regadas, e mesmo ensinadas, ninguém nasce sabendo, e em especial, Equipes de elevado desempenho não são uma arte, no sentido mais abstrato do termo.
Confiança: A confiança permeia todos na Equipe, confiança em si mesmo e no grupo, independente das diferenças.
Conflito: São gerenciados, resolvidos ou contornados no âmbito coletivo, todos aceitam o livre debate, as ideias, as críticas, que nunca são personalizadas, e sim pelo bem do objetivo e dos resultados, intermediários e finais. Todos os pontos de vistas, mesmo, e em especial, os antagônicos, são bem-vindos ao mundo do debate e da discussão, pois que pelo menos obrigam a repensar e a justificar suas abrangências e porquês. O conflito não é destrutivo e sim construtivo e positivo. Os conflitos não são do eu contra você, dos nós contra eles, nem das minhas ou nossas ideias contra as suas ou as deles, o conflito é conceitual, no mundo das ideias, das propostas, das alternativas, e como dito, com foco no melhor desenvolvimento e produtos intermediários e finais.
Comprometimento: Este é um tempero fundamental para Equipes de alto desempenho. Cada um individualmente, e todos coletivamente, estão verdadeira e profundamente empenhados no comprometimento, como característica de atuação. Uma Equipe de alto desempenho não faz democracia vulgar, ou trabalha com votação, vencidos ou vencedores, trabalha com convencimento técnico e profissional, e ao final, o compromisso é a cola que sustenta e mantem o progresso da Equipe.
Responsabilidade: É sempre coletiva. Para dentro dela existe a divisão de tarefas e ações, mas para fora a responsabilidade é de todos, quem internamente não se enquadra e não se auto responsabiliza por todos é naturalmente deixado nos caminhos do dia a dia. Falhas são discutidas abertamente internamente, e erros são aceitáveis, desde que não por displicência, falta de foco, responsabilidade, ou por fugir ao acordado.
Resultados: Equipes de alto desempenho são focadas, eu diria até viciadas na busca, no alcance de resultados, buscando sempre superar o naturalmente esperado deles. Todos estão naturalmente concentrados nas prioridades e na busca de resultados coletivos.
Liderança: Não há chefes e chefiados, a liderança flui natural e profissionalmente entre todos, cada em sua melhor área de atuação, assim o líder pode até ser mais de um ao mesmo tempo, e o que força naturalmente sua existência é o momento, o assunto, a expertise, a capacidade pessoal e profissional naquele exato instante..
Nenhum comentário:
Postar um comentário